More Website Templates @ TemplateMonster.com - September08, 2014!
Image 1

SEMINÁRIOS PSICOPATOLOGIA

Área: Psicopatologia

A palavra psicopatologia está associada a diferentes abordagens epistemológicas, o que evidencia a irredutibilidade do fenômeno psíquico a uma única forma discursiva. A área psicopatologia propõe discutir as múltiplas manifestações do pathos, evidenciando a leitura de fenômenos, sintomas e inibições dentro de uma abordagem fenomenológica e psicanalítica.

Seminário: Psicopatologia

Propõe indagar as especificidades epistemológicas das diversas abordagens em psicopatologia privilegiando-se o método fenomenológico de investigação dos fenômenos psicopatológicos e a articulação da teoria psicanalítica com o estudo das estruturas subjetivas. Tem como objetivos: (a) possibilitar que os alunos analisem os fenômenos psíquicos, tais como se apresentam à experiência imediata; (b) aprender a realizar um exame das funções psíquicas de forma detalhada e cuidadosa; (c) saber observar o paciente, escutar e interpretar sua fala; (d) desenvolver um raciocínio clínico crítico e acurado; (e) descrever as principais categorias diagnósticas; (f) saber fazer um diagnóstico fenomenológico, articulando-o com o diagnóstico estrutural. O seminário será ministrado a partir de aulas teóricas semanais e de atividades práticas.

Local:

CPMG – Aulas teóricas e atividades práticas.

Coordenadora:

  • Eliane Mussel da Silva

Seminário: Estruturas clínicas

Transmitir, na sequência do ensino de psicopatologia, um embasamento teórico-clínico das estruturas clínicas em psicanálise. Partiremos das trilhas deixadas por Freud em sua obra e verificaremos como Lacan – fazendo uma competente leitura de Freud no original alemão e, ao mesmo tempo, servindo-se da doutrina estruturalista de F. Saussure –, elaborou a sua própria concepção de estruturas clínicas, sob a égide das descobertas freudianas, vindo a abandonar o estruturalismo linguístico, que percebeu nada ter a ver com a psicanálise. O estudo teórico em Freud e Lacan será acompanhado por ilustrações clínicas, buscando facilitar a compreensão do diagnóstico e do percurso clínico. Por que, para que, e como fazer um diagnóstico estrutural, no eixo do inconsciente freudiano e da clínica psicanalítica das neuroses, das perversões e nas psicoses? Como fazer um estudo comparativo dos sintomas, dos traços estruturais e estabelecer um diagnóstico diferencial?

Coordenador:

  • Messias Eustáquio Chaves



Seminários do CPMG


Introdução à Teoria Psicanalítica Introdução à Clínica Psicanalítica Seminários Suplementares Seminário com Professor Convidado
Introdução à Formação Psicanalítica Método Psicanalíticos Saiba mais... Saiba mais...
Psicopatologia Casos Clínicos de Freud e Lacan
Conceitos Fundamentais
Siga-nos