Seminários

O modelo de formação do CPMG foi reavaliado e alterado no ano de 2016. Dentre as alterações ocorridas tivemos que as entrevistas iniciais serão feitas por dois sócios, alternadamente. O candidato endereçará uma carta à instituição dizendo do seu desejo de fazer sua formação ou senão de obter conhecimentos de psicanálise para objetivos vários.

 

Em ambos os casos será exigida a análise pessoal do candidato uma vez que concordamos que é o saber em  psicanálise se dá , primordialmente, pela experiência psicanalítica.

 

A formação não mais se referirá a cursos, pois não se trata disso quando trabalhamos na formação de novos analistas. Não existe a figura de professor ou muito menos de um orientador em se tratando da psicanálise, conforme bem nos lembra Renato Mezan no livro As interfaces da Psicanálise em que reafirma a diferença entre a formação do analista e a psicanálise dentro das universidades.

 

Optamos pela denominação de Seminários e Coordenadores de seminários o que parece refletir melhor a política de nossa instituição no que diz respeito a nossa contribuição para a trajetória do candidato desde o inicio até o final de seu processo na direção de se autorizar como analista.

 

Uma nova figura foi criada, qual seja, a do Referente que terá a atribuição de acompanhar o candidato durante seu percurso no primeiro tempo da formação. Este está indicado a responder a demandas sobre, por exemplo, que seminário estaria mais indicado naquele momento de sua formação, aclarar dúvidas e se, em última instância, um elo entre o candidato e a instituição.

 

O referente acompanhará o percurso analítico do candidato desde o recebimento da carta do analista do mesmo, bem como, da renovação anual da comprovação de que ele se encontra em análise. O referente será umdos componentes da comissão de passagem para o segundo tempo.

 

Alterou-se também o critério de passagem do primeiro para o segundo tempo. A partir de 2017 não haverá mais a apresentação de monografia que será a partir de então substituída por uma comissão denominada Comissão ad hoc de Passagem. Será composta por três sócios da sociedade, um deles o referente obrigatoriamente. A comissão está autorizada a examinar e decidir sobre a aceitação ou não do candidato no segundo tempo da formação do CPMG avaliando o percurso, aproveitamento e o desejo de prosseguir. A comissão decidirá sobre a escrita de um artigo psicanalítico que será examinado pelos três sócios atestando a escrita e o pensamento psicanalíticos.

 

À coordenação de cursos caberá incentivar a criação de grupos de produção que incluam sócios e candidatos em formação ampliando as experiências e conhecimentos psicanalíticos. Como bem nos lembra o artigo 5º do nosso estatuto o CPMG considera permanente processo de Formação em Psicanálise de seus associados e que esta consiste na participação em seminários, eventos, na produção científica e outras tantas atividades que dizem respeito à psicanálise em extensão e intenção.

 

Coube à Diretoria Científica a oferta de mais um seminário de Metapsicologia a partir de 2017. Foi mantida a convocação semestral de reunião com os

Coordenadores de Seminários objetivando a busca contínua de aprimorar a transmissão em nossa instituição.

 

A nossa proposta se firma em manter a transmissão e formação dinâmicas e consequentemente manter viva a psicanálise no processo de produção do novos saberes.

 

Coordenação: Elga Rosalva Silva (31) 3227-9514

 

Informações e Inscrições

Segundas-feiras

 

Área: Introdução à Formação Psicanalítica
das 08:00 às 09:40

Área: Psicopatologia
das 10:00 às 11:40

Área: Conceitos Fundamentais
das 08:00 às 09:40
das 10:00 às 11:40
das 13:00 às 14:40

Terças-feiras

Área:Conceitos Fundamentais
das 08:00 às 09:40

Quintas-feiras

Área: Método Psicanalítico
das 08:00 às 09:40

Área: Casos Clínicos de Freud e Lacan
das 10:00 às 11:40

As matrículas são feitas na Secretaria do CPMG. Os cursos suplementares têm horários variados. Os programas e as bibliografias serão entregues pelos coordenadores.

Início dos Seminários do CPMG

07 AGO. 2017 segunda-feira 1º tempo Introdução à Teoria Psicanalítica
03 AGO. 2017 quinta-feira 2º tempo Introdução à Clínica Psicanalítica

 

Horário da Secretaria

A secretaria funciona na segunda-feira das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00, de terça-feira a quinta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 e na sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:30 para informações, inscrições e pagamentos.

Introdução à Clínica Psicanalítica

 

Método Psicanalíticos

Casos Clínicos de Freud e Lacan

Seminários Suplementares

 

Seminários

Seminário com Professor Convidado

Seminário