Revista Reverso – Normas de Publicação

1. Reverso – Revista de Psicanálise tem por finalidade publicar trabalhos e assuntos de interesse da psicanálise e suas articulações com outras áreas de saber, em especial os produzidos por sócios do CPMG ou seus convidados. Além disso poderão ser publicadas resenhas, traduções e entrevistas.
2. Cabem ao Departamento de Publicação e sua comissão o exame e a aprovação dos trabalhos enviados. Esse Departamento se reserva o direito de não publicar aqueles que estiverem em desacordo com sua orientação.
3. Os pontos de vista e as opiniões emitidas pelos autores são de inteira e exclusiva responsabilidade deles.
4. Os trabalhos apresentados para publicação devem ser inéditos. Por “inéditos” entende-se aqueles textos que não foram publicados em outra revista ou jornal científico assemelhado à REVERSO. O Departamento de Publicação poderá abrir exceção para publicação de textos não inéditos.
5. A apresentação dos trabalhos deve conter o título em português e em inglês, seguido do nome do(s) autor(es). Antes do texto deve constar sua filiação institucional e, no final, o endereço e o telefone para contato.
6. Os trabalhos devem conter Resumo e Palavras-chave em português, antes do início do texto. No final do texto deverão constar as versões em inglês do Resumo (Abstract) e das Palavras-chave (Keywords), seguido das referências bibliográficas. O texto do resumo e as palavras-chave não devem ultrapassar 520 caracteres (sem espaço) ou 610 (com espaços).
7. No final do texto, deverão constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), suas qualificações profissionais, e-mail e endereço para correspondência.
8. Os originais deverão ser enviados por e-mail para cpmg@cpmg.org.br. Os trabalhos não devem exceder 10 laudas. O arquivo, digitado em Word da Microsoft para PC, deve obedecer às seguintes especificações: papel A4, com margem superior de 2,5 cm, inferior de 3,5 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 3,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas, recuo para parágrafo de 1,0 cm, alinhamento justificado. O número total de caracteres para as 10 laudas não deve ser superior a 21.040 caracteres (sem espaços) e 25.032 (com espaços).
9. Os artigos serão submetidos a revisão, que pode resultar em algumas alterações no texto; no caso de modificações substanciais, será devolvido ao autor, para que ele próprio faça as modificações.
10. As tabelas, os gráficos, os matemas, etc. deverão ser enviados à parte, com as respectivas legendas numeradas e sua localização no texto indicada entre parênteses. Caso se exija arte-final especial, esta será responsabilidade do(s) autor(es), e o arquivo deverá ser enviado em separado. Todos os itens dessa exigência serão entregues em CD.
11. As notas de rodapé deverão ser numeradas de forma consecutiva no texto.
12. Registrar as referências bibliográficas na seguinte ordem:
a) de livro:
Autor. Título em itálico: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, Data. Número total de páginas ou volumes (Nome e número da série).

Exemplo:
CERVO, A. L. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. 144 p. (Pensar Hohe, 6).

b) de capítulo de livro:
Autor do capítulo. Título do capítulo. In: Autor do livro. Título em itálico: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, Data, Número de páginas ou volumes (Nome e número da série).

Exemplo:
LAMBOTE, M. C. O tempo anunciador. In: LAMBOTE, M. C. Estética da melancolia. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2000. p. 103-109.

c) de publicações periódicas no todo:
Título da Publicação. Local (cidade) de publicação: Editor-autor, ano do primeiro volume. Periodicidade. ISSN.

Exemplo:
REVERSO. Belo Horizonte: CPMG, 2005 – Semestral. ISSN: 0102-7395
d) de artigo de revista
Autor. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final, mês e ano.

Exemplo:
MENDES, E.R.P. Um jogo de espelhamentos, a partir do Moisés de Michelangelo. Reverso. Belo Horizonte, v. 27, n. 52, p. 21-30, set. 2005.
N.E. Favor notar que os detalhes de dois pontos, abreviaturas e vírgulas, bem como qualquer outro assinalado, devem ser registrados nos originais como nos exemplos.
13. O Departamento de Publicação se reserva o direito de não publicar os artigos que não se enquadrem nas normas citadas, ainda que reconhecido seu valor científico.
14. Ao encaminhar seus textos, os autores aceitam, concordam e permitem sua vinculação na home-page da Revista Reverso, se o Departamento de Publicação assim decidir.