Normas de Utilização

A Biblioteca do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG “Júlio César Valadares Roquete”, fundada em 1976, tem como objetivo promover a disseminação e utilização da informação e pesquisa em psicanálise e áreas afins do conhecimento tais como filosofia, psicopatologia, sociologia, psiquiatria, artes, literatura, medicina, psicologia, etc.

1. OBJETIVO
Art.1 As presentes NORMAS DE FUNCIONAMENTO regulam horário, consultas, empréstimos e cópias, compreendendo, ainda, as disposições gerais pertinentes à biblioteca.

2. HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Art.2 O horário de atendimento da biblioteca é de segunda-feira de 9h às 12h e de 13 às 15h e de terça-feira à sexta-feira de 9h às 12h e de 13h às 16h, para pesquisa e empréstimo.

3. CONSULTA AO ACERVO
Art.3 As consultas ao acervo podem ser feitas, sem formalidades, observando-se os seguintes critérios: I – O acervo é franqueado a sócios do CPMG, participantes do Fórum, funcionários administrativos e visitantes, para consultas. II – As consultas são admitidas somente no recinto da biblioteca. III – Ao infringir a regra estabelecida no inciso II, o leitor será advertido, e a reincidência implicará no impedimento de realizar futuras consultas ao acervo.

4. DOS EMPRÉSTIMOS
I – Podem se beneficiar do empréstimo, sócios do CPMG, participantes do Fórum e funcionários administrativos.
II – Não estão disponíveis para o empréstimo regular as obras de referência (enciclopédias, dicionários, etc.), bem como periódicos, folhetos e obras únicas, sendo que estes só poderão sair da biblioteca mediante empréstimo especial autorizado pela coordenadora.
III – Materiais audiovisuais da Biblioteca “Júlio César Valadares Roquete” estarão disponíveis aos usuários para uso exclusivo nas dependências da instituição, mediante reserva e horários preestabelecidos. Existindo duplicatas, poderão ser emprestados.
IV – A solicitação de xerox de artigos, será feita por intermédio da secretaria do Círculo Psicanalítico mediante pagamento prévio e prazo mínimo de 24 horas.
V – A retirada para empréstimo se limita a 2 (dois) itens por usuário.
VI – O prazo de empréstimo regular poderá ser renovado por 2 vezes, com apresentação do livro, desde que a obra não esteja reservada para outro usuário. A não devolução dos itens de empréstimo no devido prazo final de entrega, acarretará multa para o usuário, devendo esta ser paga na secretaria.
VII – Far-se-á uma coleção de reserva dos livros que constam da bibliografia básica dos Cursos da Formação, bem como de obras muito solicitadas. Estas ficarão disponíveis apenas para consulta. Existindo duplicatas, poderão ser emprestados.
VIII – A multa estipulada para atraso será de 1,00 real por dia, contando sábado, domingo e feriado.
IX – Está previsto empréstimo de férias (que será contado desde o dia inicial das férias da secretaria até o reinício das suas atividades).
Art.4 O extravio ou danificação de obras serão solucionados com a aquisição imediata de novo exemplar pelo usuário.

5. PESQUISAS NA INTERNET/CD ROM/WORD
I – O serviço, em implantação, está disponível somente para usuários na biblioteca e exclusivamente para fins acadêmicos, não sendo permitido utilizá-lo para outros fins. (e-mails).
II – É permitido o uso de editores de texto, e gravações em disquetes, no entanto está vetada a impressão de documentos de qualquer espécie. O limite de utilização é de 01 hora por usuário.
III – Para utilizá-lo é necessário agendamento prévio, sendo permitido apenas reservas para (9h às 10h; 10h às 11h; etc.) (em implantação).

6. BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS
I – A biblioteca possui uma ferramenta de busca exclusivamente desenvolvida para recuperação bibliográfica das obras pertencentes ao acervo: é o WINISIS.
II – Possui convênio com outras bases de dados: BIREME, CENTRO Latino Americano do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Clase); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e Bibliotecas da Área de Psicologia (REBAP). III – A base de dados da Biblioteca “Júlio César Valadares Roquete” pode ser consultada pela internet, através do site do CPMG www.cpmg.org.br, de qualquer terminal.

7. SALA DE VÍDEO
I – A Biblioteca “Júlio César Valadares Roquete” dispõe de uma sala de vídeo com capacidade para utilização e está condicionada ao agendamento prévio.

8. DIVULGAÇÃO
Art.5 A divulgação de novas aquisições será feita através do Boletim do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.

9. ORÇAMENTO
Art.6 Está previsto no orçamento mensal da instituição, uma cota destinada à manutenção e atualização da biblioteca; o dinheiro das multas é usado para o mesmo fim.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.7 Não é permitido o uso de telefone celular nem o consumo de lanches, água e café nas dependências da biblioteca.
Art.8 As bolsas e pastas deverão ser deixadas no escaninho na entrada da biblioteca.
Art.9 As normas gerais citadas acima têm igual valor para todos os usuários, independentemente do cargo que estes ocupem. Parágrafo único. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenadora da biblioteca ou pela diretoria do CPMG.

 

Normas de empréstimo para alunos do 1º tempo

 

O empréstimo se dará de acordo com as seguintes normas:

1 – Cada aluno do 1º Tempo da Formação Psicanalítica do CPMG poderá pegar emprestado somente um livro.
2 – O empréstimo será registrado e deverá ter assinatura legível do usuário.
3 – O livro deverá ser devolvido sete dias após o empréstimo.
4 – As condições físicas dos livros devolvidos serão analisadas juntamente com o usuário.
5 – Para maior organização e controle, em caso de não devolução do livro, será cobrado do usuário uma multa de cinco reais ao dia.
6 – Se a devolução não for feita por motivos de força maior, deverá ser feita uma justificativa por telefone ou apresentação de atestado médico no caso de doença.
7 – Em caso de danos ou perda do livro, o usuário deverá fazer a restituição do exemplar para a Biblioteca.
8 – O usuário que não devolver o exemplar na data marcada, receberá um e-mail comunicando o atraso. Caso não devolva, terá o serviço de empréstimo suspenso por tempo indeterminado.