Jornada

JORNADA DE PSICANÁLISE

É um encontro anual no segundo semestre, no mês de setembro ou outubro, quando se reúnem os sócios do CPMG, os candidatos em formação, convidados, psicanalistas e interessados na transmissão da psicanálise.

Para 2017 resgatamos um artigo publicado na revista Reverso, n.38, setembro 1994, “Falta está fazendo falta” autoria do saudoso colega Antônio Franco Ribeiro da Silva, que prestamos homenagem pelo muito que fez pela psicanálise.

As buscas tamponadoras da falta estão em vários discursos contemporaneos: religião, terapias alternativas, drogas, consumismo e na sexualidade. Gerando demandas que não permitem uma iânsia. “A minha posição é no sentido de alertar para o fato de que no momento toda questão está centralizada na completude, na resolução racional de todo e qualquer problema. Como a psicanálise não se coloca neste lugar e até muito pelo contrário, coloca-se em posição oposta à tentativa de completude e da felicidade total, então deve-se perguntar: quais as possibilidades atuais da clínica psicanalítica?” (Antônio Franco Ribeiro da Silva)

 

Tema: Falta está fazendo falta

 

Subtemas inicialmente sugeridos:

Discurso do Capitalismo e a promessa de felicidade

Discurso do Mestre e as religiões

Discurso Universitário e a tirania do que é científico

Convidamos a todos a se debruçarem no trabalho de estabelecer novos caminhos criativos para a clínica da psicanálise que confronte as certezas dos vários discursos.

 

 Coordenação:
José Sebastião Menezes Fernandes(31) 3241-2327