Comissão de Eventos

A Comissão de Eventos, sob a coordenação da vice-presidência, é responsável pelo planejamento de atividades que envolvam trocas ou parcerias entre o CPMG e outras instituições psicanalíticas, além de outras áreas do saber que têm como mote o ser humano e sua singularidade. Assim, a transmissão da psicanálise se faz, mantendo-a viva e pulsante.

 

 

Em julho deste ano acontecerá em Belo Horizonte o IX Fórum Mineiro de Psicanálise. O CPMG participa de sua organização e apoia esse evento, que a cada dois anos reúne instituições, escolas e universidades para estudar um tema de interesse e levar a psicanálise aos quatro cantos das Gerais. O tema proposto “Dificuldades da psicanálise” faz referência ao artigo de Freud Uma dificuldade no caminho da psicanálise (1917). Um texto que completará 100 anos, mas mantém o frescor do seu primeiro ano.

 

 

Fazendo parte dos trabalhos preliminares, teremos no CPMG no dia 16 fev. o primeiro pré-fórum, encontro que visa a divulgação e a provocação/convite à participação no IX Fórum Mineiro de Psicanálise.

 

 

Mas a transmissão também se dá pela via leve – se pretende – da arte, seja ela qual for: cinema, teatro, pintura, etc. Onde se possa deitar o olhar
psicanalítico e promover novas leituras daquilo que se apresenta e, assim, contribuir para o entendimento do humano e, numa via de mão dupla, nos enriquecer com outras formas de tratar o indizível próprio do sujeito que somos. Esse é o nosso Dedo de Prosa, momento em que circulam saber e afeto, ingredientes constituintes da psicanálise, propondo-se, com muito prazer, a reunir sujeitos interessados numa conversa amena, nunca fiada e sim afiada, sobre o cotidiano. Sempre na última sexta-feira do mês. É uma atividade aberta a todos que se sintam tocados pelo nosso convite.

 

 

 

 

Coordenação:
 
Maria Auxiliadora Toledo Garcia Freire
(31) 99504-7637

 

Comissão:
Jacqueline Seixas Botelho

(31) 98881-7456

 

Stela Cardoso Carvalho
(31) 99146-6789