Clínica de Psicanálise

A Clínica de Psicanálise é uma etapa indispensável aos candidatos que buscam se tornar analistas. Após o período de estudos no 1º tempo da Formação Psicanalítica do CPMG, os candidatos em formação terão à sua frente o período de Introdução à Clínica Psicanalítica – 2º tempo.

 

Para essa passagem, forma-se uma comissão ad hoc, composta por três sócios do CPMG. Através de entrevistas, essa comissão fará uma avaliação de desempenho do candidato no 1º tempo, assim como da sua produção teórica final.

 

Para iniciar o atendimento clínico supervisionado, os interessados deverão estar em análise pessoal com analista reconhecido pelo CPMG e ter concluído pelo menos 1 (um) ano de estudos do programa teórico do 2º tempo. Concluída essa etapa e iniciado o atendimento clínico, os participantes deverão trazer suas produções teóricas e clínicas para a discussão em grupo com o coordenador e os demais colegas em formação.

 

A supervisão aos casos encaminhados pela Instituição para atendimento deverá ser realizada por sócios do CPMG.

 

A Clínica de Psicanálise conta com a participação e a contribuição dos sócios do CPMG, possibilitando a circulação do saber, o aperfeiçoamento teórico-clínico e as interlocuções.

 

Atividades

 

❯ Grupos de produção. Grupos que se formam a partir da necessidade de aprofundar algum tema.

 

❯ Jornada interna anual. Atividade em que os participantes da Clínica apresentam produções, estudos e pesquisas, com a participação dos demais alunos e sócios do CPMG.

 

❯ Triagem. A triagem dos pacientes que buscam atendimento diretamente no CPMG é realizada na sede, mediante agendamento prévio e encaminhamento posterior aos participantes em formação da Clínica.

 

❯ Oficinas clínicas. Acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, quando um dos integrantes da Clinica, com o acompanhamento de um sócio do CPMG, apresenta um recorte de caso clínico. O sócio convidado contribui com sua experiência clínica e teórica.

 

Assim, o CPMG se compromete tanto com a formação dos candidatos que desejam se tornar analistas quanto com a qualidade do atendimento aos pacientes que procuram a Instituição. Ao longo dos anos, a Clínica vem se consolidando na realização de suas atividades como espaço de interlocução, estudo e pesquisa, focado na formação psicanalítica.

 

 

Coordenação:
Túlcia Vasconcelos Barros Poggiali (31) 3224-9024