Apresentação

2017 será o ano em que iremos encerrar nossos trabalhos à frente da Diretoria. Mas antes ainda temos muito a fazer desse lugar no qual representamos nossa instituição.  Com um percurso de 53 anos pelo caminho da psicanálise o Círculo Psicanalítico de Minas Gerais está filiado em nível nacional ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP), que congrega sociedades psicanalíticas de vários estados. No âmbito internacional, sua vinculação se dá com a International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS), que tem no momento sociedades filiadas em dezoito países. O CPMG tem como publicação a revista Reverso, editada semestralmente, que traz artigos de analistas membros de nossa instituição e também produções teóricas e clínicas de convidados de outras sociedades psicanalíticas do Brasil e do exterior. O CBP mantém a revista semestral Estudos de Psicanálise, e a IFPS publica trimestralmente a revista International Forum of Psychoanalysis, que propicia a troca de informações do que é produzido nos vários países que compõem essa Federação. Todas estas publicações fazem circular a teoria e a clínica psicanalítica e assim nosso ofício de transmissão se faz representar em outros lugares e tempos. Para aqueles que desejam seguir sua formação tornando-se psicanalistas, o CPMG oferece cursos voltados ao estudo da técnica psicanalítica e à sua prática, através de outro dispositivo da formação: a Clínica de Psicanálise sob a supervisão de sócios do CPMG. Destacamos aqui a importância da análise pessoal, pois que ela é parte integrante e inquestionável da formação. Somente através da experiência do seu próprio inconsciente junto ao conhecimento adquirido sobre a teoria é que o sujeito poderá autorizar-se psicanalista e ser reconhecido como tal pela comunidade psicanalítica. Mais que uma exigência na formação, entendemos que, sem o desejo de estar em análise, não é possível chegar à função de analista.

 

Nesse tempo de 2017 temos a intenção de continuar a promover a transmissão da psicanálise. Para isso, contaremos com nossa aula inaugural, trazendo uma colega convidada para abrir nosso ano de trabalho; trazermos também um colega que compartilhe conosco a causa analítica e nos instigue à produção; mantermos os seminários livres mensais, com convidados que irão trabalhar temas na perspectiva da Jornada anual; os grupos de estudo, visando a temática proposta pela Jornada; as aulas com professores convidados; os cursos complementares e o Dedo de Prosa, atividade que busca identificar na cena cultural da cidade aquilo que convocaria as pessoas para um debate ou para simplesmente se encontrarem para o deleite dos sentidos. Teremos também esse ano, em Belo Horizonte, o Fórum Mineiro de Psicanálise, junto às outras instituições, com a proposta de levar a psicanálise a todo o estado trabalhando para que seus efeitos cheguem ao maior número de pessoas. O Fórum irá acontecer em julho e sua organização, da qual fazemos parte, está a todo vapor, sendo que as inscrições já se encontram abertas em www.forummineirodepsicanalise.com

 

Nossa jornada anual marcará nossa despedida da Diretoria. E que despedida! Iremos homenagear nosso colega psicanalista, muito atuante na transmissão da psicanálise em nossa instituição, o saudoso Dr. Antonio Franco Ribeiro. Com certeza será um momento singular para nos lembrarmos de suas aulas, seus trabalhos e de seu modo sereno para discutir conceitos em aulas sempre disputadas por todos nós. Assim, chegaremos ao tempo de concluir nossa passagem…ainda que não seja possível concluir um trabalho de Diretoria, uma vez ser este infindável. Mas findar nossa participação é possível. Afinal, esse lugar é feito para acolher as trocas, para que outros venham cada qual à sua maneira, trabalhar em nome do CPMG.

 

E, depois de concluir,

…………………………………..“Tudo o que sobrará de mim

É papel impresso

Com um pouco de manhã” ………………………………………..

(Ferreira Gullar/Fragmento do poema “Quem sou eu”)

 

Que venham nossas manhãs. Agradeço a todos os colegas de Diretoria por tornarem possível que nossas manhãs fossem tardes e noites. Que nossos dias fossem meses. Que nossos meses fossem três anos de grande intensidade. Muito obrigada a vocês e a todos os colegas da instituição.

 

Juliana Marques Caldeira Borges (31) 3274-0443
Presidente do CPMG

 

Maria Auxiliadora Toledo Garcia Freire (31) 99504-7637
Vice-Presidente